“Rever as convicções é ter a coragem de analisar os fatos sob outra perspectiva.” Eurípedes Barsanulfo

Noticias

Pineal Mind Instituto de Saúde e a Uniespírito objetivam firmar parceria com Antioch University (EUA) para intercâmbio estudantil e de pesquisa sobre Medicina e Espiritualidade

Enviado em 9 de janeiro de 2015 | Publicado por funiespirito

por Magali Bischoff e Danilo Cerqueira

Encontro Antioch_Dez-14-aa

 

No dia 20 de dezembro de 2014, o Dr. Sergio Felipe de Oliveira, idealizador e coordenador da UNIESPÍRITO – Universidade Internacional de Ciências do Espírito, Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pesquisador das áreas de Neurociências, Medicina e Espiritualidade, e Diretor Clínico do Pineal Mind Instituto de Saúde, recebeu junto à sua equipe a honrosa visita de dois representantes da Antioch University (EUA): o Diretor de Programas de Graduação em Psicologia da Antioch University de Los Angeles (California), Dr. Grant Elliott, PhD em Psicologia; e a Professora Assistente Dra. Marli Kakishima, Mestre em Artes e Terapeuta Familiar, também do Departamento de Psicologia da Antioch University de Los Angeles. O principal objetivo da visita foi o de iniciar as conversações a respeito do programa continuado de intercâmbio estudantil e de pesquisa entre a Antioch University e a Pineal Mind Instituto de Saúde e a Uniespírito, por meio dos respectivos departamentos de Psicologia (da Antioch) e de Medicina e Espiritualidade (da Uniespírito).

Encontro Antioch_Dez-14-i

 

 A Profa. Dra Marli é brasileira, hoje residente em Los Angeles, e há anos vem acompanhando os trabalhos desenvolvidos pelo Dr. Sérgio Felipe, e foi a grande responsável pela aproximação entre as universidades, e pela construção desta inovadora parceria.

Durante o dia de visitas e intercâmbios acadêmicos, Dr. Sérgio apresentou aos visitantes as pesquisas e trabalhos realizados em sua clínica, Pineal Mind Instituto de Saúde e também pela Uniespírito – inclusive na sede do Complexo Hospitalar das Casas André Luiz / Fundação Espírita André Luiz (FEAL) em Guarulhos. Tanto Dr. Grant Elliot, como a Dra. Marli reafirmaram o interesse que a o seu Departamento de Psicologia tem em estabelecer um programa de intercâmbio entre alunos dos dois países, para imersão e estudos no tema “Medicina e Espiritualidade”, ao longo de 2015. O intuito é estabelecer uma parceria permanente, iniciando com a recepção de um grupo de alunos da Antioch já no segundo semestre de 2015, e abrindo também a possibilidade de levar alunos brasileiros para que estudem na Universidade dos EUA, ou seja, uma via de mão dupla. Para tanto, as partes darão início, em janeiro de 2015, a um estudo de viabilidade e planejamento, visando a sustentabilidade do projeto em longo prazo.

 IMG_1844

Estiveram também presentes nesse encontro histórico a Professora Dra. Sissy Fontes, professora e pesquisadora afiliada ao Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Coordenadora do Ambulatório de Cuidados Integrativos do Setor de Investigação em Doenças Neuromusculares da Universidade, e da disciplina de Neurologia Clínica do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da UNIFESP, e a equipe de profissionais e colaboradores do Pineal Mind Instituto de Saúde. Prof. Sissy e a equipe de profissionais do Pineal Mind foram convidados a compor a equipe docente.

Durante a conversa e apresentação mútua, surgiram diversos pontos em comum entre as Instituições. Ambas têm a proposta de utilizar Ciência e Espiritualidade como ferramenta de ação humana, não com o objetivo de uma “fábrica científica” (cientificista), mas com o foco clínico prático de assistência efetiva ao ser humano.

Encontro Antioch_Dez-14-e

 

IMG_1855

 

Deixe seu comentário: