“Rever as convicções é ter a coragem de analisar os fatos sob outra perspectiva.” Eurípedes Barsanulfo

Noticias

2º Encontro Nacional Espírita de Surdos e Ouvintes

Enviado em 14 de dezembro de 2016 | Publicado por funiespirito

A segunda edição do Encontro Nacional Espírita de Surdos e Ouvintes aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro de 2016, na Seara Bendita Instituição Espírita com o apoio da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e participação de pessoas de todo o Brasil. O evento foi organizado por Alexandre Jurado Melendes, Alexandre D. Ohkawa, Ana Lídia Thalhammer e Teresa Cristina Leança e, além de grupo de colaboradores que muito auxiliaram na realização do Encontro, contou com o apoio de  dedicados voluntários tradutores/intérpretes de Libras, Libras Tátil e Tadoma.  Esses encontros têm o objetivo de promover o conhecimento dos princípios da doutrina espírita para pessoas surdas e surdocegos. A próxima edição será em Porto Alegre, no segundo semestre de 2017.

Dr. Sérgio Felipe, convidado a participar do evento, ministrou palestra com o tema “Oração”, discorrendo sobre os efeitos da oração e da fé na vida das pessoas.

Segundo disse Dr. Sérgio: “Fiquei muito feliz com o convite e confesso, preocupado em como transmitiria minhas ideias à audiência, mas Verônica Lima, tradutora, fez um trabalho muito eficiente e quero aqui lhe deixar meus agradecimentos e gratidão”, disse Dr. Sérgio. “Foi uma experiência única, impactante e emocionante. Aproveito para parabenizar a organização pela qualidade do evento e estimulá-los a continuar o trabalho de acessibilidade para surdos e surdocegos nas Casas Espíritas. Espero estar com vocês no próximo Encontro”, completou Dr. Sérgio.

O Encontro Nacional foi de pura emoção e muita inspiração. Percebi o cuidado e carinho com que Dr. Sérgio se preocupou durante a explanação de sua palestra e a interação feita com o público surdo e surdocego foi emocionante, pois o interesse foi muito grande. Todos ávidos por conhecimento. Agradeço o carinho e me senti honrada em traduzir sua palestra“, disse Verônica Lima.

encontro-de-surdos_05

 Dr. Sérgio Felipe ministra palestra com tradução de Verônica Lima

 

encontro-de-surdos_01

Mirian Santos* (a esquerda) e Shirley Vilhalva* (a direita) com Dr. Sérgio Felipe

    (*) Miran L. F. Santos Silva   é Pedagoga, Psicopedagoga. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Membro do Grupo Surdo de Estudos em Educação da Fé – UNICAMP. Mestranda em Psicologia da Educação da FÉ – UNICAMP

 

(*)Shirley Vilhalva é surda e mestre em linguística – sua palestra foi sobre  a médium de cura, surda, ANTUZA FERREIRA MARTINS,

discípula de Eurípides Barsanulfo

encontro-de-surdos_07ºº

Audiência do 2º Encontro Nacional Espírita de Surdos e Ouvintes

Cláudia Sofia, surda-cega, formula pergunta à Dr. Sérgio Felipe

Sobre sua participação, escreveu Shirley Vilhalva:

A minha participação no 2º Encontro Nacional de surdos e ouvintes Espíritas, veio solidificar sonhos, não um sonho que se sonha sozinha, mas um sonho coletivo de uma comunidade de pessoas culturalmente surdas e que usam a língua de sinais sendo elas surdas e ouvintes. O evento é um sonho de muitos que vem se solidificando a cada ano. Cada palestra e cada arte apresentada na temática sobre o Espiritismo mostrou diferentes realidades. Um respirar diferente, uma energia purificadora, contagiante e consoladora, aos poucos se constrói um novo espaço com uma língua visual presente. Uma sabedoria que foi plantada há milênios, já solidificada no plano espiritual e agora no plano físico também.

A acessibilidade de comunicação foi primordial, cada intérprete foi extremamente importante para os participantes surdos, ouvintes e os guias intérpretes para surdocegos espíritas que presentes no evento, mostraram que somente com muito estudo poderiam acalentar corações ao interpretar os palestrantes de uma língua visual, para uma língua oral e vice versa. Bem como ao fazer a voz dos palestrantes surdos, observei que os mesmos, têm saber da espiritualidade maior, a ciência, a sabedoria e o que recebemos de Allan Kardec, sua visão prática na prática. Cada palestrante acrescentou um determinado tema, nos indicou um foco e nos ensinou que uma mente tranquila aprende mais se está focada. Assim, tivemos a oportunidade de pensar e olhar com um sentimento de esperança que não estamos sozinhos.

Os temas das palestras foram muito relevantes: Acessibilidade Espírita; O que é Espiritismo; Sinais Espíritas; Reforma Íntima; História da médium surda Antusa Ferreira Martins; Necessidade de Estudo; A Transição para a Nova Era e o Papel do Espiritismo; Todos nós temos Dificuldades; Evangelho no Lar; Oração e duas obras de teatro espírita em Libras sobre Reforma Íntima com atores surdos. Um destaque particular para a palestra do Dr. Sergio Felipe de Oliveira que discorreu o tema Oração e nos explicou sobre a importância da Glândula Pineal. Sua brilhante explicação nos trouxe respostas há muito tempo esperadas. O encontro foi tão relevante que ainda me encontro em “Estado de Graça!

Deixe seu comentário: