“Rever as convicções é ter a coragem de analisar os fatos sob outra perspectiva.” Eurípedes Barsanulfo

Artigos

Música e Medicina

Enviado em 19 de janeiro de 2015 | | Publicado por funiespirito

Nossos ancestrais acreditavam que a música tinha o poder de harmonizar a alma com meios que a medicina tradicional não conhecia. Na China antiga, curar era um dos trabalhos primordiais da música. O ideograma para Medicina se origina, na verdade, do ideograma da Musica.

Leia a entrevista completa com o Compositor Chinês Gao Yuan (em inglês): http://sypa.us/1t65ztw

Abaixo, trecho da entrevista sobre o assunto:

 

Pergunta: Há uma velha crença sendo revisitada, que a música tem o poder de curar. De onde vem essa ideia, e como ela se aplica à música tradicional chinesa?

Resposta : Nossos antepassados ​​acreditavam que a música tinha o poder de harmonizar a alma de uma pessoa com meios que a medicina tradicional não conseguia realizar. Na China antiga, curar era uma das principais finalidades da música. O ideograma para a palavra Medicina se origina, na verdade, do ideograma da Música.

Durante a época do Grande Imperador Amarelo (2698-2598 A.C.), foi descoberta a relação entre a escala pentatônica, os cinco elementos, e os  cinco órgãos sensoriais. Durante a era de Confúcio, os estudiosos usavam as propriedades relaxantes da música para fortalecer o caráter e a conduta das pessoas.

As pesquisas científicas atuais também validam a capacidade terapêutica da música, ajudando a reduzir a pressão arterial, a ansiedade, a melhorar a concentração, estabilizar o ritmo cardíaco, e muito mais.

Deixe seu comentário: